quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sobre a carreira de RH

O que faz um profissional de RH, quais conhecimentos, habilidades e atitudes ele precisa e onde atua?


O profissional de RH é aquele que recruta, contrata, avalia, remunera e desliga um colaborador de uma empresa. Correto? Sim e Não.
Sim porque essa são as funções desse profissional, é através delas que ele realiza seu objetivo principal que é integrar, unir, fazer a ponte entre os desejos e expectativas da empresa e os desejos e expectativas do colaboradores. Isso sim é o verdadeiro trabalho do profissional de RH.

Ele ouve o empregador, analisa o que ele deseja e precisa e vai atrás de uma pessoa que tenha a capacidade de realizar aqueles desejos e que tenha desejos e necessidades que aquele empregador possa satisfazer. Ele une esses desejos e faz com que ambos caminhem juntos pelo maior tempo possível, equilibrando essas expectativas e necessidades a todo momento, através de diversas ferramentas e funções para que tudo seja feito sempre da melhor forma possível.

Sem uma área de RH com profissionais competentes e dispostos essa ponte que une os dois lados se torna frágil e fadada a cair impondo a ambos os lados desgastes constantes e diversos que prejudicam não só ambos os lados mas muitas vezes o cliente e a sociedade.

Então se você deseja trabalhar na área, ou já trabalha na área observe se possui essas características, que são essenciais para que seja possível realizar o trabalho de RH com êxito:

  • Gostar MUITO de gente (e isso não significa gostar de quem tem os mesmos gostos que você, ou gostar de ir em festas com um monte de gente, mas gostar de estar perto de pessoas em bons e maus momentos, em momentos de festejo e estresse, pessoas que podem ser completamente diferente de você, gostar de ouví-las, entendê-las e saber que são diferentes umas das outras);
  • Flexibilidade: tudo muda, o mercado muda, a vontade do empregador muda, a vontade do colaborador muda, o sistema muda, as leis mudam e você precisa mudar junto;
  • Poder de negociação: conversar e entender o empresário, conversar e entender o colaborador, conversar e entender o Sindicado, conseguir traduzir todas as necessidades e anseios e fazer com que todos esses lados se entendam, se aceitem e consigam trabalhar unidos em prol de um mesmo objetivo.
  • Resiliência: Se ser flexível é fundamental ser resiliente faz parte disso. Você precisará se adequar rapidamente as mudanças, as ordens, a situações que não esperava, ou até que te abalaram e continuar em pé, equilibrado e disposto em prol da continuidade do trabalho.
  • Empatia: saber se colocar no lugar do outro é fundamental quando se trabalha com pessoas,
  • Proatividade: se atualize, crie, se antecipe. Não esperar uma bomba estourar pode salvar empregos e empresas. Você precisará enxergar longe e agir rápido.
Enfim, dá pra perceber que a carreira de Recursos Humanos não é pouca coisa. Para trabalhar nela é preciso ser muito competente e ter muitas habilidades especiais e estar sempre preparado para enfrentar as mais diversas situações e conflitos. Então se você já as tem as mantenha atualizadas se você não tem corra atrás, caso contrário será um profissional medíocre e nos dias de hoje provavelmente estará fora desse mercado.

Existem vários departamentos onde um profissional de RH pode atuar:
  1. Administração de Pessoal
  2. Recrutamento e Seleção
  3. Treinamento e Desenvolvimento
  4. Administração de Cargos e Salários
  5. Administração de Benefícios
  6. Segurança e Medicina do Trabalho
  7. Relações Trabalhistas e Sindicais
Em cada um desses departamentos você precisará ter mais ou menos de determinado conhecimento e habilidade mas deixarei para frente falar de cada um deles.

É possível escolher trabalhar em uma empresa, dentro de seu setor de RH, trabalhar em empresas de Recursos Humanos que fazem recrutamento e seleção, empresas de contabilidade que realizam a parte de administração de pessoal de outras empresas, consultorias, empresas de treinamentos diversos enfim, há bastante mercado. 
Os níveis hierárquicos são desde o mais simples auxiliar até a direção de uma empresa. O mercado para essa área está sempre em alta pois esse profissional é uma das chaves de sucesso de uma empresa. 

Então se você deseja ser um profissional dessa área procure o ensino superior adequado (administração, Gestão de Pessoas, psicologia), faça também cursos paralelos, que te darão conhecimento em assuntos bem específicos e técnicos (há cursos presenciais e online para todas necessidades, inclusive gratuitos), arrume seu currículum vitae e Boa Sorte!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Fazendo Boas Reuniões

Saber trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso do trabalho a ser realizado.
Não importa seu nível, sua profissão, seu conhecimento, se você é cliente ou fornecedor, é líder, dono ou colaborador, sempre terá que lidar com outras pessoas, decidir juntos, resolver situações em grupo.
E quando o grupo se junta para fazer reuniões muitas vezes só conseguem resolver que precisam fazer mais e mais reuniões, elas se frustam e a vida profissional parece uma eterna reunião que não leva a nada.
Para ajudar as reuniões se tornarem mais produtivas e com conteúdo colocaremos 5 dicas:

1) Chame para participar da reunião alguém que não entenda nada do assunto da pauta. Ela fará perguntas e dará idéias que estão "fora do quadrado", e possivelmente serão ricas e ajudaram
criativamente.

2) Todas as idéias são bem vindas, não existe ideia "burra" ou "inútil". Anote todas! As vezes não se aproveita o todo de uma ideia, mas parte dela vale a pena ser utilizada, ou uma ideia que não cabe pode levar a outra que caiba no momento.

3) Sabe a famosa pessoa "cri cri", que vê defeito em tudo, "chata", leve ela à sua reunião e terá a oportunidade de ver cada detalhe, você terá a certeza de ter analisado todo conteúdo.

4) Existem algumas regrinhas de etiqueta que fazem parte do bom andamento da reunião, tais como: evite tratar os assunto como "de vocês", "de mim", busque sempre usar o "nosso". Evite as expressões "Isso é óbvio, "você não está entendendo nada". Quando se posicionar, não "ache" alguma coisa, tenha certeza, então não use "eu acho". Evite falar baixinho com o colega do lado pois pode parecer que está criticando alguém. Evite ao máximo o uso de celulares e tablets.

5) Se em algum momento os ânimos dos participantes se acalorarem pause a reunião. Essa é uma boa hora para um coffee break.

Bem Vindo

Esta página é dedicada aos assuntos de Recursos Humanos.

Nossos temas são as rotinas dessa área em todos seus subsistemas (Provisão de RH, Aplicação de RH, Subsistema de manutenção de RH, Desenvolvimento de RH, Subsistema de Monitoração de RH).
O profissional de RH, o estudante da área ou quem se interesse pelo assunto encontrará sempre algo que possa servir para seu dia a dia.

Estamos abertos a sugestões de temas!

Vocês são todos bem vindos!

Aproveitem!

Roberta Corrêa.