terça-feira, 17 de maio de 2016

Fazendo Boas Reuniões

Saber trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso do trabalho a ser realizado.
Não importa seu nível, sua profissão, seu conhecimento, se você é cliente ou fornecedor, é líder, dono ou colaborador, sempre terá que lidar com outras pessoas, decidir juntos, resolver situações em grupo.
E quando o grupo se junta para fazer reuniões muitas vezes só conseguem resolver que precisam fazer mais e mais reuniões, elas se frustam e a vida profissional parece uma eterna reunião que não leva a nada.
Para ajudar as reuniões se tornarem mais produtivas e com conteúdo colocaremos 5 dicas:

1) Chame para participar da reunião alguém que não entenda nada do assunto da pauta. Ela fará perguntas e dará idéias que estão "fora do quadrado", e possivelmente serão ricas e ajudaram
criativamente.

2) Todas as idéias são bem vindas, não existe ideia "burra" ou "inútil". Anote todas! As vezes não se aproveita o todo de uma ideia, mas parte dela vale a pena ser utilizada, ou uma ideia que não cabe pode levar a outra que caiba no momento.

3) Sabe a famosa pessoa "cri cri", que vê defeito em tudo, "chata", leve ela à sua reunião e terá a oportunidade de ver cada detalhe, você terá a certeza de ter analisado todo conteúdo.

4) Existem algumas regrinhas de etiqueta que fazem parte do bom andamento da reunião, tais como: evite tratar os assunto como "de vocês", "de mim", busque sempre usar o "nosso". Evite as expressões "Isso é óbvio, "você não está entendendo nada". Quando se posicionar, não "ache" alguma coisa, tenha certeza, então não use "eu acho". Evite falar baixinho com o colega do lado pois pode parecer que está criticando alguém. Evite ao máximo o uso de celulares e tablets.

5) Se em algum momento os ânimos dos participantes se acalorarem pause a reunião. Essa é uma boa hora para um coffee break.

Nenhum comentário:

Postar um comentário