Para mim o Treinamento e Desenvolvimento é uma das áreas mais importantes do RH. E é uma delícia fazer esse trabalho, dá uma sensação boa ver as pessoas aprendendo, ganhando conhecimento, se tornando melhor.
Portanto vou dedicar algumas postagens a falar sobre esse tema: Treinamento e Desenvolvimento. Vou explicar como ele funciona, suas etapas e o que fazer.
Para quem trabalha na área e pra quem estuda, espero que aproveitem!!!
Quem tem conhecimento tem o poder, isso é um fato!
Agora, conhecer e guardar pra si de nada vale e não faz ninguém crescer, ele precisa ser compartilhado sempre para que possa realmente ter o efeito desejado. Dentro da uma empresa cabe a área
de RH montar o processo de Treinamento a fim de compartilhar esse conhecimento
entre todos e ajudar a desenvolver as competências
Treinamento e
Desenvolvimento faz parte do conjunto de políticas e práticas de uma área de
Recursos Humanos para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas
com as pessoas. Faz parte do processo de desenvolver pessoas.
Primeiro devemos definir
alguns significados:
Aprendizagem é
um processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimento sobre seu meio ambiente
e suas relações durante o próprio tempo de vida, como cantar, nadar, andar de
bicicleta e etc.
Educação
é toda influencia que o ser humano recebe do ambiente social, durante toda a
sua existência, a fim de adaptar-se às normas e aos valores sociais vigentes,
como a educação religiosa, política, cultural e etc.
Porque uma empresa deve treinar seus funcionários?
1) Aumento de produtividade
2) Melhora da qualidade em seus produtos e/ou serviços
3) Incentivo motivacional
4) Otimização pessoal e organizacional
5) Atender as exigências do mercado
1) Aumento de produtividade
2) Melhora da qualidade em seus produtos e/ou serviços
3) Incentivo motivacional
4) Otimização pessoal e organizacional
5) Atender as exigências do mercado
O Treinamento produz mudanças!!!!
Transmissão de informações: aumento do conhecimento sobre a empresa, os clientes, os produtos/serviços, políticas, diretrizes, regras e regulamentos.
Desenvolvimento de habilidades: melhorando as habilidades e destrezas, habilitando as pessoas para a execução e a operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas.
Desenvolvimento de atitudes: desenvolvendo e modificando comportamentos, transformando atitudes negativas em atitudes favoráveis, conscientizando das relações de melhoria da sensibilidade com as outras pessoas, com os clientes internos e externos.
Desenvolvimento de conceitos: elevando o nível de abstração, desenvolvendo idéias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos.
Porém, para que todo esse processo realmente tenha o efeito positivo mencionado acima é preciso que a área de RH tenha um esforço positivo em relação a preparação, organização, elaboração, condução e manutenção desse processo.
Abaixo estão as 4 etapas do processo de treinamento?
1º - Levantar as necessidades a satisfazer (LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento): aqui se faz o diagnóstico da situação. Quais são os objetivos da Organização, quais as competências necessárias, quais são os problemas de produção existentes, que tipo de problemas estão ocorrendo com os colaboradores, qual o resultado da avaliação de desempenho.
2º - Elaborar o desenho do treinamento. Aqui é elaborador o Programa de Treinamento, onde é definida a estratégia que será usada para treinar e capacitar os colaboradores. Quem treinar? Como treinar? Em quem treinar? Onde treinar? Quando treinar?
3º - Conduzir o treinamento em si. Nessa fase ocorre o treinamento na prática. Os treinamentos podem ser aplicados pelos gerentes, pessoal do RH ou terceiros.
4º - Avaliar seu resultado. Após todo o processo acima é preciso avaliar e depois controlar para que tudo tenha eficácia. Nessa etapa são feitos os monitoramentos do processo, avaliação e medição dos resultados, comparação da situação atual com a anterior e por fim a análise do custo/benefícios para a Organização.
Nos artigos que virão falaremos de cada uma dessas etapas separadamente. No próximo falaremos da primeira etapa, o Levantamento das necessidades de Treinamento.
Usei algumas fontes para ajudar a escrever melhor.
1 - Treinamento e desenvolvimento de pessoas: dois lados da mesma moeda – Cleuza Pio – Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (Brasil) – 2006 - http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0076&area=d8
2- HTTP://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/treinamento-e-desenvolvimento
3 - BOOG, Gustavo G ( coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações - manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.
4 - TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio
Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello.Gestão com Pessoas: uma abordagem
aplicada às estratégias de negócios. São Paulo: FGV, 2001, cap. 9, 2ª.
ed
Transmissão de informações: aumento do conhecimento sobre a empresa, os clientes, os produtos/serviços, políticas, diretrizes, regras e regulamentos.
Desenvolvimento de habilidades: melhorando as habilidades e destrezas, habilitando as pessoas para a execução e a operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas.
Desenvolvimento de atitudes: desenvolvendo e modificando comportamentos, transformando atitudes negativas em atitudes favoráveis, conscientizando das relações de melhoria da sensibilidade com as outras pessoas, com os clientes internos e externos.
Desenvolvimento de conceitos: elevando o nível de abstração, desenvolvendo idéias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos.
Porém, para que todo esse processo realmente tenha o efeito positivo mencionado acima é preciso que a área de RH tenha um esforço positivo em relação a preparação, organização, elaboração, condução e manutenção desse processo.
Abaixo estão as 4 etapas do processo de treinamento?
1º - Levantar as necessidades a satisfazer (LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento): aqui se faz o diagnóstico da situação. Quais são os objetivos da Organização, quais as competências necessárias, quais são os problemas de produção existentes, que tipo de problemas estão ocorrendo com os colaboradores, qual o resultado da avaliação de desempenho.
2º - Elaborar o desenho do treinamento. Aqui é elaborador o Programa de Treinamento, onde é definida a estratégia que será usada para treinar e capacitar os colaboradores. Quem treinar? Como treinar? Em quem treinar? Onde treinar? Quando treinar?
3º - Conduzir o treinamento em si. Nessa fase ocorre o treinamento na prática. Os treinamentos podem ser aplicados pelos gerentes, pessoal do RH ou terceiros.
4º - Avaliar seu resultado. Após todo o processo acima é preciso avaliar e depois controlar para que tudo tenha eficácia. Nessa etapa são feitos os monitoramentos do processo, avaliação e medição dos resultados, comparação da situação atual com a anterior e por fim a análise do custo/benefícios para a Organização.
Nos artigos que virão falaremos de cada uma dessas etapas separadamente. No próximo falaremos da primeira etapa, o Levantamento das necessidades de Treinamento.
Usei algumas fontes para ajudar a escrever melhor.
1 - Treinamento e desenvolvimento de pessoas: dois lados da mesma moeda – Cleuza Pio – Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (Brasil) – 2006 - http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0076&area=d8
2- HTTP://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/treinamento-e-desenvolvimento
3 - BOOG, Gustavo G ( coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações - manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.

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